Junho Vermelho - a importância da doação de sangue.

A Câmara de São Joaquim da Barra se mobiliza em apoio à doação de sangue. Um movimento de VALORIZAÇÃO À VIDA. #DoeSangue, #DoeVida

As cores dos meses na prevenção de doenças
Há 20 anos, nos Estados Unidos, foi lançada a Campanha Outubro Rosa, uma ação de conscientização e de prevenção do câncer de mama. Nos anos seguintes, o que teve início como uma mobilização local, ganhou a simpatia e o engajamento de outros estados americanos para depois alcançar outros países e continentes.
No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa foi realizada em 2002 quando o Obelisco do Ibirapuera foi inteiramente iluminado de rosa. A partir desta data várias cidades do país passaram a organizar campanhas semelhantes com mutirão de exames, distribuição de folhetos explicativos, organização de corridas entre outros eventos.

Na verdade, a criação do Outubro Rosa deu tão certo que organizações médicas, ONGs e grupos da sociedade civil organizada passaram a estabelecer cores para os meses do ano com o objetivo de difundir, quebrar preconceitos e ampliar a prevenção de doenças.
Estas ações acabam tendo um papel muito significativo no crescimento dessas campanhas. Por contas destas realizações já é possível registrar, por exemplo, mudanças de comportamento de uma sociedade ou de público especifico. Confira abaixo os meses, em que ações pelo mundo inteiro, disseminam informações sobre tratamentos e atitudes preventivas em relação a algumas doenças:

Janeiro Branco
Ações de conscientização sobre a saúde mental. A campanha visa demonstrar a importância que cuidar da saúde não significa apenas cuidar da saúde do corpo. Cuidar da mente também é fundamental para o total bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente.

Fevereiro Roxo/Laranja
Mês de conscientização sobre as doenças como o lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer. O Fevereiro Laranja, por sua vez, conscientiza sobre a leucemia.

Março Azul
O Março Azul traz o debate sobre a prevenção ao câncer colorretal.

Abril Verde
Abril Verde significa a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho. O mês também é chamado de
Abril Azul para trazer o debate sobre o autismo, que tem a data 02.04 como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Maio Amarelo
O Maio Amarelo reacende o debate sobre a prevenção de acidentes de trânsito.

Junho Vermelho
Vermelho é a cor comemorativa do mês de junho sobre a importância da doação de sangue. O Junho Laranja é voltado para a conscientização sobre a anemia e leucemia.

Julho Amarelo
O Julho Amarelo traz à tona a conscientização sobre as hepatites virais e também sobre o câncer ósseo.

Agosto Dourado
O Agosto Dourado é o mês de informação sobre o aleitamento materno, que, inclusive, tem os dias entre 1º a 07 de agosto como a Semana Mundial da Amamentação.

Setembro Verde
Verde é a cor do mês de setembro para a conscientização sobre a doação de órgãos e prevenção ao câncer de intestino. Outra cor para o mês de setembro é o amarelo, que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. Setembro também recebe a cor vermelha para a conscientização sobre a prevenção das doenças cardiovasculares.

Outubro Rosa
O período mais divulgado e conhecido por todos, o Outubro Rosa é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, foi criado nos Estados Unidos na década de 1990.

Novembro Azul
O mês de novembro também é bastante conhecido por ser o mês azul, de combate ao câncer de próstata e ao diabetes. O mês também tem a cor dourada, em referência à conscientização sobre o câncer infanto-juvenil.

Dezembro Vermelho/Laranja
O mês de dezembro também tem mais de uma cor, o vermelho e o laranja. O Dezembro Vermelho ressalta a importância da prevenção contra a AIDS, e o Dezembro Laranja traz o debate sobre o combate ao câncer de pele.

Texto retirado da notícia: http://twixar.me/57hn
Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/06/2019 - 16:50:54 por: Igor Augusto Negri Donini - Alterado em: 05/06/2019 - 16:50:54 por: Igor Augusto Negri Donini

Novo Título de Eleitor

Prefeitura Municipal de São Joaquim está realizando o cadastramento biométrico obrigatório referente ao novo título eleitoral até o dia 28/06/2019.

Audiência Pública

2º Promotor de Justiça de São Joaquim da barra, Dr. Ilo W. Marinho G. Júnior irá realizar reunião sobre o "Programa de Segurança Pública".

Sessão Ordinária nº 1620 de 2019

Nesta terça-feira, às oito da noite, a Câmara Municipal de São Joaquim da Barra terá sessão Ordinária versando sobre os assuntos abaixo:

Saiba mais aqui.

Sessão Extraordinária 805 de 2019

Sessão Extraordinária nº 805 de 2019
Nesta terça-feira, às dezessete horas, a Câmara Municipal de São Joaquim da Barra terá sessão extraordinária versando sobre os assuntos abaixo: Saiba mais aqui.

Sessão Ordinária nº 1619 de 2019

Saiba mais aqui.